May, Paulo RobertoMachado, BrunaVieira, Francine2020-07-292020-11-272020-07-292020-11-272020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4596Atender ou mesmo superar a expectativa dos clientes, faz com que empresas obtenham vantagens competitivas sobre outras. Já a insatisfação com o aumento do nível de exigência dos clientes, faz com que as reclamações e notificações a respeito de problemas na construção aumentem, e o custo dos retrabalhos e indenizações sejam significativos. Portanto, esse estudo desenvolveu uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa através de bibliografias e um questionário aplicado a empresas da Grande Florianópolis analisando quais os principais problemas e não conformidades que acontecem após a conclusão das obras. Com os estudos desenvolvidos foi possível perceber a relevância de compreender as consequências das atividades realizadas sem os devidos cuidados de prevenção para a não ocorrência de problemas pós-entrega das obras. Foi possível confirmar que os estudos bibliográficos e os dados da pesquisa reafirmam a importância e relevância de gerenciar e buscar prevenir a ocorrência de não conformidades. Lamentavelmente, a indústria da construção civil ainda não despertou para a importância e relevância de utilizar as informações, reclamações e demandas que são consequência das não conformidades. Assim, torna-se extremamente relevante a adesão às práticas de gestão da qualidade com a sugestão da implantação de processos de controle da qualidade, para monitorar e prevenir não conformidades durante a construção. Também, foi destacada a importância de analisar as não conformidades encontradas, como forma de buscar suas causas, para permitir ações preventivas (gestão de risco) procurando eliminar a repetição e recorrência das mesmas.78 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPatologiasPós-ObraConstrução CivilAnálise de problemas e não conformidades no pós-obra da construção civilMonografia