Canziani, Isabela Faraco SiqueiraCardoso, Mariana Zardo Francisco2018-09-132020-11-292018-09-132020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8630Diante do novo cenário de economia globalizada, caracterizado pela busca da qualidade nos produtos, processos e serviços, as organizações estão cada vez mais preocupadas com o seu recurso mais importante: as pessoas. Para tanto, faz-se uso do conceito de endomarketing (ou marketing interno), o qual consiste em uma ferramenta complementar estratégica que, em linhas gerais, proporciona, à organização, a integração dos trabalhadores aos objetivos da organização. O presente relatório busca demonstrar a as técnicas de endomarketing, que são utilizadas como ferramenta estratégica de gestão de pessoas na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Foram utilizados os métodos de levantamento bibliográfico e pattern matching, através dos quais se buscaram informações de teorias já existentes, para a compreensão do assunto analisado, comparando-as com a realidade organizacional.105 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEndomarketingUnisulAmbiente internoEndomarketing em instituições de ensino superior: análise das ações de marketing interno na Universidade do Sul de Santa CatarinaRelatório de Estágio