Ayres, Nilce MirandaSilva, Ronnie Peterson2018-08-012020-11-292018-08-012020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8980A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a utilização da tecnologia para o processo de educação em sala de aula, visando uma melhor qualidade do ensino e se justifica pela crescente incorporação da tecnologia nas mais diversas áreas do conhecimento humano, sendo cada vez mais comum o uso de ferramentas para o aprendizado dentro e fora da sala de aula. A falta do melhor aproveitamento das tecnologias da informação em sala de aula, com auxílio de recursos multimídia, bem como o possível uso de programas auxiliares que induzam a participação de professores e alunos na aprendizagem é o objetivo desse estudo, gerando assim uma nova abordagem e abrindo novas possibilidades para o ensino em sala de aula, deixando para trás a didática no qual o aluno ouve e o professor ensina, sem participação e colaboração mútua. Essa pesquisa é um Estudo de Caso de caráter descritivo e abordagem qualitativa, através de aplicação de questionário. Foram entrevistados 20 profissionais docentes do Colégio Energia. Como pontos fortes podemos elencar a facilidade que os docentes possuem em obter as diversas tecnologias que são disponibilizadas na Instituição e também o aumento de interesse em se reciclar e também na participação mais ativa dos alunos. Como pontos fracos podemos destacar que muitos ainda possuem algum grau de dificuldade em manejar as tecnologias, destacando que todos elencaram que sabem o básico das principais ferramentas, muitas vezes tendo que recorrer ao apoio da área de TI da Instituição.21 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsinoInformáticaTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoTecnologia e educação: informática nas salas de aulaEstudo de Caso