Silva, Murilo Mesquita Melo eSilva, Luisa Helena Felício do NascimentoPedron, Lucca Silva2023-02-142023-02-142022-12-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32247Este trabalho pretende explicar de que modo os animes fazem parte da política externa do Japão. O objetivo geral é apresentar a animação como recurso de soft power utilizado pelo governo, sendo uma parte cultural que é aproveitada como um ponto forte do nation branding japonês. Com os objetivos específicos sendo compreender como a estratégia Cool Japan passou a ser utilizada como política externa do país e sua construção, mostrar o aumento da distribuição e consumo de animes nas plataformas digitais e por fim explicar como isso ajudou na expansão cultural japonesa ao redor do mundo. A pesquisa foi feita através de análise bibliográfica centrada entre os anos de 2011 a 2020, e um estudo de caso com a obra Pokémon. Os resultados alcançados demonstram como o Japão utiliza das animações para chamar atenção internacional e aumentar de forma majoritária a parte econômica do país, além de utilizar como uma manutenção da imagem Japonesa, principalmente na comunidade Leste Asiática.23 f.ptSoft PowerNation BrandingCool JapanAnimePokémonUma marca chama atenção? Animes como instrumento de Soft Power: o caso da política externa japonesaDoes a brand stand out? Anime as an instrument of Soft Power: the case of Japanese foreign policyMonografia