Montenegro, Ana Karla AraújoSantos, Atayde Oliveira dos2021-07-252021-07-252021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14880A manutenção do tráfico ilegal da avifauna, em escala nacional e planetária, tem motivos socioeconômicos e legais. A atividade condiciona à dor e ao sofrimento, assim como a privação da liberdade, quando não a vida. Fatores esses que fortalecem a captura intensiva e a redução populacional. Não obstante, a degradação de seus habitas, mormente, pela extração ilegal de madeira e a expansão agrícola ilegal, também são fatores de riscos para muitas aves, já com cerca de 40% da população mundial em declínio. O interesse pela pesquisa, a partir de acervos bibliográficos e documentais, tem como objetivo discutir maneiras de como a Educação Ambiental pode atuar como mecanismo de combate ao tráfico da avifauna e ainda promover o Birdwatching (turismo de observação de aves). Contudo, mesmo com aspectos generalistas, acerca de populações e características gerais, e outras especificidades, o enfoque da pesquisa é para avifauna nacional. A partir disso, constatou-se que condições socioeconômicas e legais favorecem a adesão ao tráfico, haja vista que os locais de captura, geralmente, são carentes e desassistidos. Os Psitacídeos e os Passeriformes são os mais traficados, seja pela predileção por canoros ou por imitadoras. Dentre as alternativas, verificou-se que, através da Educação Ambiental, no âmbito escolar, é possível trabalhar comportamentos e desenvolver o interesse e afeto pelas aves, sobretudo, a partir da análise no ambiente natural. Todavia, a grande ferramenta é o Birdwatching, seja como prática pedagógica ou ferramenta de desenvolvimento econômico-social e de promoção do turismo comunitário.75 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTráfico de AvifaunaBirdwatchingEducação AmbientalEcoturismoBIRDWATCHING: Educação Ambiental como ferramenta de combate ao tráfico da avifaunaMonografia