Borges, KátiaPeixinho, Edinólia Pinto2023-08-212023-08-212023-07-04https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36549A presente monografia analisa o contexto da educação para a paz, a partir da perspectiva holística desenvolvida por Pierre Weil, que aborda toda a sua trajetória no investimento de meios facilitadores para sensibilização da sociedade, no sentido de contribuir para a consecução dos objetivos propostos, como uma necessidade vital à sobrevivência da pessoa humana e dos demais entes habitantes do nosso planeta. Focaliza a mudança paradigmática em curso, demostrando que a cosmovisão da modernidade ainda é insuficiente para a resolução dos desafios gerados por ela mesma. Das novas descobertas da física e da psicologia, emerge uma visão de mundo integrativa, sistêmica ou holística. Este paradigma emergente propõe modelos de educação que se caracterizam pela compreensão da pessoa humana como ser, essência e existência multidimensional, em processo evolucionário, que a conduzirá a uma vivência abrangente, de forma a superar a fantasia da separatividade reinante; ele integra sujeito e objeto, as esferas culturais, ciência, filosofia, religião e arte, o homem, sociedade e natureza. A partir desta proposta educativa, o professor Pierre Weil apresentou seu projeto de educação para a paz, aprovado pela UNESCO, para agilizar a operacionalização dos objetivos por ela definidos, facilitando a formação de educadores e educandos. Em paralelo, este trabalho também apresenta um conjunto de iniciativas internacionais para se alcançar a paz, tais como a criação da ONU, da Universidade para a Paz a Costa Rica, da Universidade Sathya Sai para a Excelência Humana, na Índia e da Universidade Holística Internacional, em Brasília. Aborda ainda as sugestões para se estabelecer entidades educacionais com pressupostos ancorados no paradigma emergente, a geração dos facilitadores por meio da Formação Holística de Base e a didática necessária à realização das atividades escolares focadas no aluno e na arte de viver em paz.65 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilParadigmaEducaçãoHolismoPazEducação para Paz: a proposta holística de Pierre WeilMonografia