Sarilho, ClaudioBrito, GabrielaRoth, Marcella2021-12-072021-12-072021-12-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18147O autismo é um transtorno do desenvolvimento com padrões de comportamentos que afetam de inúmeras formas a vida do indivíduo que possui tal diagnóstico. Alguns autistas podem apresentar comportamentos específicos que circundam através de episódios agudos e outras manifestações características do transtorno que podem exigir maior atenção advinda dos pais e/ou responsáveis. No filme “Temple Grandin” o autismo é retratado em todas as cenas, trazendo desde aspectos do contexto familiar, até contextos acadêmicos e apresenta de maneira aparente as alterações sensoriais que fazem parte do TEA. O objetivo deste estudo foi fazer uma análise documental do filme “Temple Grandin” e destacar as relações existentes entre o TEA e as alterações sensoriais. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa de caráter documental, por meio do levantamento de dados e informações obtidas não só pelo filme, mas também, pelos materiais lidos. Como fonte de informação para este projeto, foram usados artigos referentes ao TEA e alterações sensoriais, separadamente e elencados. O procedimento de coleta de dados envolveu a pesquisa qualitativa e documental, além de contar com a utilização da análise descritiva como técnica de investigação para analisar e interpretar as observações coletadas mediante as informações obtidas pelo filme. Foi definido como desfecho primário a pretensão de encontrar resultados satisfatórios que favoreçam a realização da hipótese de estudo estabelecida, além de identificar a prevalência dos momentos em que os dois aspectos (TEA e alterações sensoriais) se encontram.26ptTranstorno do Espectro Autistaautismoalterações sensoriaisTranstorno do Espectro Autista (TEA) e Alterações Sensoriais: Uma análise documental do filme "Temple Grandin"Artigo Científico