PEREIRA, Flavia Iankowski ClaroSANTOS, Daiane de Moraes dos2024-06-202024-06-202024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42930Os museus têm como objetivo atrair visitantes e interessados em conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo principal trazer conhecimento sobre a origem, a arte do vinho para a população de Curitiba e a população turística. Quebrando os padrões dos museus de vinho, a proposta é explorar a origem milenar e de maneira contemporânea expor para a população abrangente o valor imensurável obtido através de uma garrafa de vinho. A expressão máxima “vinho bom é o vinho que gosto” é verdadeira, porém ela consolida a problemática do déficit de conhecimento sobre o assunto. O partido geral foi obtido através do respectivo dado sobre o município de Curitiba que, é composto por vinte e nove museus, e nenhum deles sobre a história do vinho. Os estudos de caso apresentam projetos de museus em território nacional e internacional, os quais serviram como base para o projeto idealizado, o qual irá explorar a Arquitetura e suas técnicas construtivas e sensoriais para o fim almejado.59ptVinhoMuseusArquitetura de museusMuseu do vinho: da degustação ao conhecimentoWine museum: from tasting to knowledgeMonografia