MONTIEL, José MariaSTIGER,, Bárbara DuarteSILVA,, Bianca de CarvalhoMARTINES,, Gabriella Arenda de AlmeidaOLIVEIRA,, Larissa Cristina Soares de Souza2023-11-282023-11-282023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37187O presente estudo teve como objetivo fomentar uma análise acerca da relevância da comunicação no contexto da educação, especialmente no que se refere à interação entre a família e a escola. A problemática inicial parte da compreensão do conceito de comunicação, suas diferentes modalidades e a necessidade de implementar novas abordagens de ensino e aprendizado, em consenso com a cultura predominante na atualidade. Assim, o propósito deste estudo foi estabelecer conexões estratégicas entre os conceitos família e a escola por meio de uma comunicação eficaz e conceitualmente transparente, visto que a família e a escola são consideradas contextos cruciais para o desenvolvimento humano, sendo fundamental a existência de uma ligação apropriada entre esses dois espaços. Com base no que foi encontrado na literatura, observou-se que apesar de se saber da relevância e os benefícios da comunicação na relação família-escola, ainda há algumas problemáticas nesse processo, como o afastamento da família do ambiente escolar, provocado pelos meios excessivamente formais usados pela instituição educacional, como as tradicionais reuniões escolares. Desse modo, é necessário que novas pesquisas a respeito do tema sejam realizadas para se encontrar soluções práticas para estas dificuldades.31ptAttribution 3.0 BrazilcomunicaçãoescolafamíliaaprendizagemA comunicação como estratégia na relação família x escolaCommunication as a strategy in the family-school relationshipArtigo Científico