Imbronito, Maria IsabelFontes, Andrea dos Reis2023-11-172023-11-172023-09-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37076A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças no comportamento da sociedade, com a suspensão de várias atividades, entre elas o acesso das crianças às escolas. Este estudo tem como objetivo principal analisar os espaços da creche do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) para o atendimento ao conforto ambiental, dimensionamento e salubridade, considerando o conjunto de questões trazidas pela pandemia. Para alcançar esse intento, foram feitas análises do Projeto-padrão Tipo C do Proinfância e de um edifício implantado escolhido como estudo de caso: a Unidade Municipal de Educação Infantil Prof.ª Júlia Maria de Almeida Oliveira, na cidade de Lagarto, Sergipe. Os objetivos secundários são: analisar as especificidades da implantação do edifício padrão em Lagarto e analisar a condição de pós-ocupação após a pandemia de Covid-19. A abordagem metodológica do estudo é do tipo qualitativa, aplicada sobre documentos disponibilizados no site do Proinfância e complementada por estudo de caso, que faz uso de técnicas e procedimentos para alcançar os objetivos propostos. O estudo explora a metodologia de APO (Avaliação Pós-Ocupação) para o objeto de estudo, selecionando o universo de ferramentas a serem aplicadas. São elas: walkthrough, para a avaliação de desempenho do ambiente construído, obtendo dados junto aos usuários por meio de visita conduzida; entrevistas e questionários; dados obtidos e registrados em desenho, através de observação in loco feita pelo pesquisador. Além da análise do edifício e sua implantação, a pesquisa contempla o estudo do layout interno registrado no projeto padrão do Proinfância e a real utilização e adaptação dos espaços na creche visitada. O material coletado será sistematizado em fichas, comparando o projeto-padrão original com a situação encontrada no local e com as recomendações dos órgãos regulamentadores de saúde e educação para o retorno das aulas no pós-pandemia, com base no distanciamento social, ventilação, infraestrutura e recomendações sanitárias. Foram também aplicadas entrevistas estruturadas e direcionadas aos gestores da Secretaria de Educação do Município, com o intuito de coletar informações a respeito das orientações passadas às creches no período da pandemia e no pós-pandemia da COVID-19. Nas considerações finais, abordam-se os aspectos que se apresentaram nas fichas avaliativas, com apontamentos e sugestões de tópicos essenciais para a adequação do edifício da Unidade Escolar Prof.ª Júlia Maria de Almeida Oliveira, que poderão, em uma discussão ampliada no futuro, contribuir para a atualização do Projeto-padrão Tipo C do Programa Proinfância.175 F.ptPro InfânciaArquitetura escolarCovid-19Avaliação Pós-OcupaçãoAnálise arquitetônica pós-pandemia de edifício padrão Tipo C de creche do Proinfância implantado em Lagarto, SEDissertação