Domingues, ChirleyNunes, Gabriel Vargas2023-06-222023-06-222023-06-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33404O estudo apresentado tem como objetivo principal analisar o enredo da obra Tarzan of the Apes do autor Edgar Rice Burroughs, problematizando o processo de aquisição da leitura e da escrita do personagem principal, sem haver qualquer forma de mediação. Para a realização da proposta, nos filiamos as discussões de Eco (1994), quanto aos leitores e o pacto ficcional, Eagleton (2017), sobre aspectos da interpretação do texto literário e Aristóteles (1984) para as reflexões sobre verossimilhança. No que se refere à aquisição da linguagem falada e a aprendizagem da leitura e escrita, o estudo recorreu a autores como Vigotski (2005), Chomsky (1998, 2005), Pinker (2004), Soares (2016), Oliveira (1997) e Ferreiro e Teberosky (1999). Com isso, chegamos à conclusão de que o enredo da obra pode comprometer o pacto ficcional de leitores mais atentos ao processo de aquisição da linguagem, o que, porém, não torna a obra inverossímil, enquanto ficção.32 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilLeituraTarzan of the ApesVerossimilhançaA "aquisição" da leitura e escrita: uma análise da obra Tarzan of the apesThe "acquisition" of reading and writing: an analysis of the book Tarzan of the apesMonografia