MUSSI, Clarissa CarneiroMARIA, Andressa Fontoura Maria2023-12-122023-12-122023-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37928Esta pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre LOC, CC (doação e coleta) e CIT em uma instituição federal de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionário, e a validade (constructo e modelo teórico) foi confirmada com o uso de MEE. Participaram do estudo 292 técnicos administrativos e docentes de uma instituição federal de ensino de Santa Catarina – Brasil. Os resultados evidenciaram que a LOC se relaciona de forma positiva e direta com a coleta do conhecimento e o CIT, e de forma positiva e indireta com a doação do conhecimento. Constatou-se efeito positivo da coleta na doação do conhecimento. Não foi verificada relação significativa entre CC e CIT. Doação e coleta não apresentam efeito mediador entre LOC e CIT. Esta pesquisa contribui para a compreensão da relação desses constructos em uma OIC. Além disso, pode auxiliar gestores, uma vez que identifica que um líder que favorece o conhecimento pode impactar tanto no CIT, quanto na coleta do conhecimento.95 f.ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilliderança orientada ao conhecimentocomportamento inovador no trabalhocompartilhamento do conhecimentoinstituição de ensinoEfeitos da liderança orientada ao conhecimento no compartilhamento do conhecimento e no comportamento inovador no trabalho em uma instituição federal de ensinoEffects of knowledge-oriented leadership on knolwedge sharing and innovative work behavior in a federal educational institutionDissertação