ROMAN, Joana AnschauOLIVEIRA, Vitor Henrique de2024-03-062024-03-062022-06-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41671Este estudo, por meio de uma abordagem qualitativa, busca conhecer as percepções de naturólogos formados pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) quanto as influências do ensino em Naturologia em seu processo de humanização e sensibilização enquanto profissional da saúde, visto que um dos principais componentes que contribuem para a lacuna de profissionais da saúde humanizados recai sobre as instituições de ensino, as quais perpetuam modelos pautados na valorização do racionalismo e desempenho técnico em detrimento do desenvolvimento de qualidades humanas. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo, com categorias definidas a posteriori, a partir dos achados de campo, das quais surgiram três categorias: autoformação em Naturologia, heteroformação em Naturologia e por fim a dimensão filosófica e ecoformação em naturologia. Esses dados apontam aspectos da formação em Naturologia que podem reforçar os debates no campo da humanização em saúde, o papel das instituições de ensino para uma formação integral, pautada na humanização e sensibilização bem como da reestruturação curricular e do ambiente de ensino.18 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilensino na saúdehumanização do ensinonaturologiasensibilidadeA formação sensível e humanística do naturólogoThe sensitive and humanistic education of the naturologistLa educación sensible y humanista del naturólogoArtigo Científico