Pohl, RogérioBoeing, Rebeca2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8767Este artigo tem como temática principal demonstrar que o Marketing Pessoal é uma ferramenta necessária para todo e qualquer tipo de profissional atuante ou não no mercado de trabalho. Por esta razão, o desenvolvimento da imagem profissional, juntamente com o próprio desenvolvimento pessoal, representa o diferencial competitivo entre uma marca pessoal forte e interessante, ao invés de permanecer apenas como mais um profissional, neste mar de commodities, que o atual mercado de trabalho se transformou. A abordagem de pesquisa empregada neste artigo foi a exploratória com o uso da técnica de pesquisa bibliográfica, através do levantamento teórico de obras de diversos autores que são autoridades no assunto, proporcionando suporte técnico-conceitual sobre o tema, em conjunto com fontes complementares de outros artigos científicos e estudos de caso. A pesquisa teve como objetivo conceituar o Marketing Pessoal, enumerar as etapas para o desenvolvimento da imagem pessoal/profissional e mostrar como empregar a análise SWOT como ferramenta estratégica de vantagem competitiva.19 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMarketing pessoalVantagem competitivaImagem pessoalMarketingCarreiraImagem profissionalAnálise SWOTMarketing pessoal: ferramenta para o desenvolvimento da imagem profissionalArtigo Científico