Freitas, Monise Moreno deMedeiros, Larissa Ramos2023-08-072023-08-072023-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36318O Transtorno do Espectro Autismo (TEA) é um conjunto de características de desordem no neurodesenvolvimento, com início precoce e não degenerativo. Por não se tratar de uma doença com causas biológicas, o autismo não tem tratamento definitivo. Com o diagnóstico de TEA, o convívio familiar tende a ser modificado, tanto psicologicamente (em relação a pressões externas e internas), quanto na rotina de horários, tornando a participação da família essencial para os cuidados com a criança com TEA. Este estudo tem como objetivo compreender a experiência de familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autismo. Trata-se de um estudo de campo, qualitativo, descritivo e exploratório, que entrevistou familiares de crianças com TEA em uma amostra autogerada. Para análise dos dados, utilizamos análise de conteúdo temática. Podemos ver que o convívio com a criança com TEA é desafiador, sobretudo para os pais e rede de apoio, envolvendo mudança na rotina de toda a família, que fica impactada com o diagnóstico de TEA. O acolhimento da família de autistas pelos profissionais envolvidos em seus cuidados é de extrema importância, e deve ser realizado de forma a atender essas necessidades.26 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno AutísticoTranstorno do Espectro AutistaFamíliaEducação em SaúdeExperiência de familiares de crianças com transtorno do espectro autistaArtigo Científico