LEYSER , Kevin Daniel dos SantosGIUSTINA, Bianca Resendes DellaSANTOS, Daniela dos2023-12-202023-12-202023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39308Este artigo tem como objetivo analisar iniciativas destinadas à promoção da saúde mental de professores universitários. Deste modo, ele foi construído a partir de uma revisão sistemática, consultando as bases de dados do Google Acadêmico, Scielo, BDTD, Biblioteca Virtual em Saúde e periódicos da CAPES. Foram selecionados os materiais publicados entre 2013 e 2023, priorizando aqueles com abordagem voltada para programas e estratégias de promoção da saúde mental dos docentes universitários. A análise dos dados será qualitativa, identificando as principais estratégias e medidas de promoção apresentadas nessas fontes de pesquisa. Assim, foram incluídos quatro estudos que identificaram a formação de grupos de ajuda mútua, práticas de atividades físicas, bom relacionamento social e sensibilização para práticas de saúde. Todavia, esperamos que esta pesquisa possa fornecer insights valiosos para a conscientização sobre a saúde mental de professores universitários, enfatizando os programas existentes. A implementação dessas estratégias pode contribuir para criar um ambiente acadêmico mais saudável e produtivo para todos. É imperativo continuar investigando e implementando essas práticas para garantir o bem-estar dos educadores.25ptAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilprofessores universitáriossaúde mentalprogramaspromoção da saúdebem-estarProgramas de promoção da saúde mental dos docentes universitários.Programs to promote the mental health of university teachers.Artigo Científico