DINIZ, Renata Giordane SilvaSILVA, Aline Fernanda MartinsFREITAS, Bianca Fernandes Gonçalves deOLIVEIRA, Maria Eduarda Souza2024-07-012024-07-012024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44020O presente trabalho é fruto de uma revisão bibliográfica ancorada na linha de pesquisa Cognitivo-Comportamental e buscou descrever os obstáculos ao diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em mulheres, com foco na análise das razões subjacentes que dificultam o diagnóstico, bem como nas implicações dessas barreiras no percurso dos sintomas das mulheres afetadas. A demanda da pesquisa parte da constatada escassez de estudos no Brasil sobre o tema, além da importância do aprofundamento nas singularidades que envolvem o sexo feminino e o transtorno, visando ressaltar a necessidade do desenvolvimento de instrumentos de avaliação eficazes, e, assim, evitar o subdiagnóstico. Os resultados da pesquisa apontam que há nuances significativas na manifestação dos sintomas entre gêneros e estes, quando não considerados em um contexto de diagnóstico, acarretam em subavaliação ou diagnóstico tardio, o que consequentemente provoca prejudicialidades a saúde mental das mulheres, principalmente no que tange a sentimentos de inadequação, baixa autoestima e dificuldades em manejar relações interpessoais e no trabalho.41ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziltranstorno de déficit de atenção e hiperatividadetdah e gênerodiagnóstico de mulheres com tdahTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em mulheres: obstáculos ao diagnóstico e implicações das diferenças de gênero no percurso dos sintomasAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in women: obstacles and implications of gender differences in the course of symptomsMonografia