Svolenski, Roberto LuizMarcelino, Ariadne Monteiro2022-11-232022-11-232021-12-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26675O presente artigo analisa o Jornalismo Cultural executado pela Revista Bizz, uma publicação da Editora Abril especializada na indústria musical, dentre o período de 1985 a 1989. Por estes serem anos em que se desdobrava o processo de reabertura política no Brasil, buscar-se-á estabelecer reflexões acerca da conexão entre o cenário político-social em que a revista está inserida e o conteúdo trazido em suas páginas, conforme visão propiciada pela teoria dos Estudos Culturais, aqui trazida por autores como Maria Elisa Cevasco, Armand Mattelart e Érik Neveu, e Douglas Kellner. A pesquisa tem como método o qualitativo de descrição e enquadra-se na técnica de estudo de caso, em razão da proposta em apontar interpretações e trazer discussões acerca de um objeto de estudo. Destaca-se, como resultado, que a Revista Bizz, muito mais que apenas uma publicação voltada para o entretenimento da juventude da época, também pode ser considerada um importante meio contestador em um período conturbado de grandes mudanças no país. Tendo como seu público-alvo o jovem, ela buscou abrir não só os ouvidos, mas também os olhos da Geração Coca-Cola.36 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRevista BizzEstudos culturaisJornalismo culturalUma geração salva pela música: análise da revista Bizz sob a perspectiva dos estudos culturaisArtigo Científico