Silveira, Anderson daFerro, Keli2021-12-202021-12-202021-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20351o acesso aos materiais didáticos acessíveis é uma condição fundamental para que os estudantes com deficiência visual consigam desenvolver suas atividades acadêmicas. A pesquisa teve o objetivo de caracterizar as percepções de estudantes universitários com deficiência visual sobre a acessibilidade aos materiais acadêmicos e as repercussões desse acesso sobre suas trajetórias acadêmicas. Foram entrevistadas seis pessoas com deficiência visual, residentes na Grande Florianópolis, que cursaram ou cursam graduação. A técnica de coleta de dados utilizada foi uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas e transcritas pela estudante com o uso do programa Transkriptor. A análise de dados foi realizada juntando os conteúdos das entrevistas a partir de três temas relacionados com os objetivos da pesquisa: o conhecimento dos estudantes sobre acessibilidade, a percepção dos estudantes sobre como ocorre a oferta dos recursos acessíveis e a relação entre a oferta de materiais didáticos acessíveis e a percepção da própria aprendizagem do estudante com deficiência visual. As falas dos estudantes indicaram que as instituições de ensino superior ainda não suprem as necessidades de inclusão dos estudantes. Os problemas encontrados para o acesso aos materiais prejudicam a aprendizagem dos estudantes e mobiliza emoções negativas.34ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilInclusãoAcessibilidadeMateriais Didáticos AcessíveisAs percepções de estudantes universitários com deficiência visual sobre a acessibilidade aos materiais acadêmicos e as repercussões desse acesso sobre suas trajetórias acadêmicasArtigo Científico