Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório de AndradeKoerich, Adriana Back2023-02-072023-02-072022-12-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32161A inovação vem assumindo um papel importante para as organizações se adaptarem ao ambiente baseado em tecnologias e de rápidas mudanças. No contexto público, a inovação apresenta-se com potencial em aumentar a eficiência, eficácia e efetividade, promovendo qualidade dos serviços públicos através de melhores práticas de gestão. Assim, amplia-se o uso de elementos da Tecnologia de Informação e Comunicação tais como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos. Tendo em vista sua importância no contexto público e as mudanças decorrentes de sua implementação, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de implementação do SEI, como inovação, em um órgão da administração pública brasileira, no caso, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Para atingir este objetivo, os dados foram coletados a partir de entrevistas, pesquisa documental e observação participante. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizadas a análise de conteúdo e a triangulação dos dados, com suporte do software NVivo. Como resultados, foram identificadas categorias para os facilitadores e/ou dificultadores com base nos níveis propostos. Ao nível ambiental foram identificados (i) pressão externa; (ii) questões políticas e governamentais (iii) pandemia de Covid; (iv) relacionamento interorganizacional; e (v) atualização do sistema. Ao nível organizacional foram destacados aspectos relacionados à (i) capacitação e treinamento; (ii) infraestrutura de suporte aos usuários; (iii) recursos humanos; (iv) recursos tecnológicos; (v) cultura organizacional; (vi) gestão de processos; (vii) papel dos líderes; (viii) imagem; e (ix) voluntariedade. Por fim, no que se refere às características da inovação, foram evidenciadas: (i) vantagem relativa; (ii) utilidade percebida; (iii) facilidade de uso percebida; (iv) demonstrabilidade de resultados; (v) compatibilidade; (vi) triabilidade; e (vii) visibilidade. Com relação aos impactos proporcionados pela implementação do sistema, foram identificados na dimensão capacidades foram evidenciados fatores relacionados à (i) eficácia; (ii) eficiência; e (iii) qualidade da informação. Na dimensão interações, foram evidenciadas as categorias: (i) comunicação; (ii) controle; (iii) interações e relacionamento. Para a dimensão orientações foi identificada a categoria (i) ênfase em critérios quantitativos. E, por fim, a partir da dimensão distribuição de valor observou-se o surgimento da categoria domínios. O estudo traz contribuições por (i) concretizar as perspectivas teóricas de Rogers (2003) relacionadas a como as inovações podem ser implementadas em órgãos da administração pública; (ii) identificar fatores críticos para que administradores públicos antecipem os embaraços comuns ao processo de implementação de inovações; e (iii) solidificar um sistema que permite um relacionamento mais transparente com o cidadão.268 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilInovaçãoImplementaçãoSistema Eletrônico de InformaçõesAdministração PúblicaPoder LegislativoInovação nos processos administrativos em um órgão público brasileiroDissertação