Flemming, Diva MaríliaRodrigues, Emilio Luiz FariaSaraiva, Tennessee LucenaBrito, Magda Cristina Oliveira2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292008https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11303Este trabalho apresenta três projetos que se integram para contextualizar a conclusão da prática pedagógica realizada na disciplina de Informática Básica do Curso de Auxiliar Administrativo do Centro de Formação Profissional – Prof. Alexandre Figueira Rodrigues do SENAI/RR. O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a ocorrência da aprendizagem colaborativa mediada em sala de aula por meio de um ambiente virtual de integração denominado “GRUPOS” cujo endereço é www.grupos.com.br. O projeto de intervenção objetiva-se em avançar na qualidade da metodologia da avaliação continuada, no que se refere a formação por competência. E ainda aperfeiçoar e modernizar as práticas pedagógicas dos docentes da mesma disciplina. O projeto de trabalho mostra os resultados da aplicação do projeto de intervenção e da socialização com os demais professores. Os resultados estão relacionados com o uso pedagógico do ambiente virtual de interatividade e com a qualidade do desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula.53 f.pt-BRProcesso avaliativoAmbiente de interatividade e processo avaliativo em prol do ensino/aprendizagemMonografia