Bonini, AdairPozza, Patrícia dos Reis2024-08-222024-08-222005-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45575Com o objetivo de verificar a consciência retórica relativa à leitura do gênero resenha acadêmica, realizou-se uma pesquisa de campo composta por entrevistas com 20 alunos, sendo 10 acadêmicos de graduação no ensino superior e 10 de mestrado. Como embasamento teórico, optou-se pela perspectiva interacionista social de leitura e pelo tratamento discursivo e sócioretórico da linguagem. Nesse trabalho, duas questões foram levantadas e estudadas: a) Os alunos depreendem o tema e o propósito do gênero? b) Há diferenças marcantes entre as respostas de alunos em início de graduação e final de mestrado? Os resultados da análise mostram que: a) os alunos de graduação nessa amostra revelaram baixa consciência retórica do gênero na leitura e os de mestrado tiveram um êxito relativo, mas abaixo do esperado; e b) os alunos de mestrado são mais convincentes em suas respostas do que os alunos de graduação, pois possuem um maior domínio do conteúdo; são mais críticos em suas respostas em relação aos alunos de graduação; e, embora apresentem respostas inconsistentes, já dão mostras de um contato com o discurso e as práticas sociais discursivas da academia.79ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilConsciênciaLeituraResenhaA leitura da resenha acadêmica na graduação e no mestrado: um estudo exploratório com estudantes da área de educaçãoDissertação