Alberton, Karina ComelliSilva, Karine Aparecida2017-12-082020-11-292017-12-082020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10371Ao ingressar no contexto escolar, os alunos não deixam em casa suas emoções e sentimentos, pelo contrário, eles expressam esse fenômeno em sala de aula. Assim, este artigo teve por objetivo investigar como os professores das séries iniciais mediam as emoções expressas por seus alunos em sala de aula: se eles sentem dificuldades, quais as estratégias utilizadas pelos professores e se estes acreditam ser importante mediar as emoções. Para alcançar tais indagações utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo de caráter qualitativo, com aplicação de entrevista semiestruturada com três professores das séries iniciais. Os resultados obtidos mostram que, quando os professores reconhecem que o contexto escolar é um local de saberes que ultrapassam os cognitivos, entendem que a educação transforma a sociedade, pois o que é apreendido naquele espaço auxilia no desenvolvimento integral dos indivíduos que ali se encontram.19 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilEmoção no contexto escolarMediação das emoçõesO papel dos professores das séries iniciais na mediação das emoções expressas por seus alunos em sala de aulaArtigo Científico