Rauen, Fábio JoséConstantino, Gregório Antônio2024-07-112024-07-112003-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44734Este trabalho teve como objetivo analisar os capítulos Sólidos geométricos: prismas e pirâmides e Contando faces, vértices e arestas do livro de 5a série da Coleção Idéias e relações de Tosatto, Peracchi e Stephan (2002) com base nas 10 classes de signos propostas por Peirce (2000). Os capítulos apresentam tarefas que instigam a observação de fatos naturais e culturais em primeiridade, de modo a transcendê-los em conceitos geométricos em terceiridade, mediante sistemáticas ações relacionais em secundidade. Os dados demonstram uma trajetória que se origina de quali-signos icônicos remáticos e leva o estudante a utilizar-se de legi-signos simbólicos argumentativos dedutivos, estes necessários para a resolução de problemas geométricos mais complexos. Todavia, paralela à qualidade da coleção, emergiu com muita ênfase o valor do docente como mediador e promotor dos processos semióticos em secundidade. A otimização do potencial semiótico da obra, conforme a análise, demonstrou-se dependente de sua condução pedagógica adequada.91ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSemióticaClasses universaisSólidos geométricosEnsino de matemáticaLivro didáticoAnálise semiótica da introdução à geometria do livro de 5ª série da coleção ideias e relaçõesDissertação