PINTO,, Sandra Lúcia AparecidaMARQUES, Gislei LemesMARQUES, Igor Figueiredo2024-01-082024-01-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39868O presente Trabalho tem como tema central a investigação da (in)existência de relação de emprego entre motoristas e aplicativos de transporte. Este estudo procura lançar luz sobre a natureza intrínseca dessa relação laboral, levando em consideração as características específicas que a envolvem. O trabalho realiza uma análise profunda e abrangente, valendo-se de abordagens doutrinárias, jurisprudenciais e documentais, com o intuito de examinar os impactos diretos e indiretos dessa modalidade de emprego na esfera dos direitos trabalhistas dos motoristas. O contexto atual é marcado por uma série de desafios e dilemas. O avanço tecnológico, aliado ao surgimento e proliferação das plataformas digitais de transporte, tem redefinido as formas de trabalho e emprego. Enquanto tais mudanças contribuem para a evolução da tecnologia e da economia digital, também suscitam preocupações em relação à segurança, estabilidade e proteção dos trabalhadores que dependem desses novos modelos de trabalho. Nesse contexto, torna-se necessário a identificar e compreender as vulnerabilidades enfrentadas pelos motoristas, considerando as divergências na literatura jurídica e nas decisões judiciais a respeito da (in)existência de relação de emprego nesse cenário. Além disso, o estudo compara essas abordagens com práticas adotadas internacionalmente, a fim de proporcionar uma visão abrangente e contextualizada desse desafio complexo.20ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazildireitos trabalhistasrelação de empregouberizaçãoflexibilizaçãointermediação digitalUberização do trabalho: a (in)existência de relação de emprego entre motoristas e empresas de aplicativos.Artigo Científico