Gonçalves, Viviane PachecoNascimento, Samara MelverstetNascimento, Sara Melverstet2018-07-062020-11-282018-07-062020-11-282018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7919Resumo: A utilização de cosméticos trazem consigo resultados muitas vezes rápidos e satisfatórios, no que se refere à autoconfiança de mulheres. Por isso, a motivação para o consumo de produtos de beleza é um estímulo ao realce da vaidade e da imagem corporal feminina. Objetivo: traçar o perfil de consumo de mulheres que utilizam cosméticos. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 27 mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, frequentadoras de salões de beleza e consumidoras de produtos cosméticos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado com 16 questões fechadas, autoaplicável, no período de Junho de 2018. Para isso foram registradas informações referentes a gênero, idade, profissão, renda mensal, gasto médio com produtos de beleza e produtos mais consumidos. Os dados obtidos foram tabulados em planilha Excel 2010 e analisados por meio de estatística descritiva com média e percentual. Resultados e Considerações finais: O estudo demonstrou que as participantes tinham na maioria de 31 a 40 anos, consumidoras de cosméticos desde a faixa etária de 15 a 20 anos, com estado civil de mulheres solteiras (52%), atuando como vendedora (33%) e com renda mensal média entre R$1.000,00 e R$2.000,00 (48%). No que se refere ao consumo de cosméticos os mais consumidos estão relacionados aos cuidados com o cabelo, sendo também com maior frequência de compra. Por meio do presente estudo foi possível identificar o gasto médio em compras de produtos cosméticos onde o valor varia entre R$150,00 a R$300,00. No entanto, registra-se que devido ao número reduzido de participantes e a restrição geográfica a um município, sugere-se a realização de novos estudos.13 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCosméticosMulheresBelezaPerfil de consumo de cosméticos por mulheresArtigo Científico