SANCHES, Iris CalladoBARROS, Raquel Lívia Camilo de2024-02-072024-02-072023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41397O presente trabalho tem como tema os benefícios da prática de ginástica artística na primeira infância. Objetiva investigar de que forma a Ginástica artística pode contribuir para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças na primeira infância. Como objetivos específicos buscou compreender como a ginástica pode ou não ser instrumento facilitador do desenvolvimento da coordenação motora ampla na primeira infância ; investigar os efeitos da prática contínua de ginástica em relação ao desenvolvimento cognitivo infantil e observar a correlação entre a prática de ginástica e desenvolvimento de habilidades sociais na primeira infância. A escolha desse tema surgiu com a necessidade de encontrar na ginástica uma possível ferramenta facilitadora do desenvolvimento motor, social e cognitivo de crianças de 0 a 6 anos de idade .Para esta pesquisa utilizou-se como critério para a inclusão de estudos, trabalhos publicados em revistas (Monografias, Artigos e Dissertação de mestrado). A população encontrada nas pesquisas e trabalhos utilizados vão da primeira infância à adolescência, e alguns incluem o público em geral. A abordagem é do tipo qualitativa. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental, e para a análise dos dados optou-se pela leitura interpretativa. Este estudo foi capaz de responder aos seus objetivos de estudo, apontando para a ginástica como uma ferramenta versátil nos mais variados campos da vida de crianças na primeira infância.16ptAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilginásticahabilidade motoradesenvolvimento cognitivo e socialprimeira infânciaBenefícios da prática de ginástica artística na primeira infância.Artigo Científico