Rauen, Fábio JoséMorini, Lizandra2023-05-022023-05-022023-07-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32800Verificamos nesta tese se a aplicação de sequências didáticas que privilegiam a conceptualização científica da noção de corrente elétrica contínua habilita estudantes ingressantes da turma 2020 do curso técnico em eletrotécnica do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Tubarão a apreender significativamente esse conceito, a representá-lo em diferentes registros semióticos e a aplicá-lo em circuitos resistivos em série, paralelos e mistos. Assim, (a) aplicamos quatro sequências didáticas concebidas à luz da arquitetura descritivo-explanatória da teoria de conciliação de metas como um plano de ação intencional envolvendo identificação e tratamento de unidades significativas no interior de um mesmo registro de representação, sempre que necessário, e conversões de representações em diferentes registros, sempre que pertinente; e (b) observamos, à luz da arquitetura descritivo-explanatória da teoria da relevância, o impacto dessa intervenção na apreensão do conceito científico de corrente elétrica, na sua representação em diferentes registros semióticos e na sua aplicação em circuitos resistivos. Os resultados sugerem que, apesar de os estudantes manterem reminiscências do conceito corrente elétrica como algo que flui ou que passa em algumas de suas justificativas, a aplicação desse conceito em situações concretas corresponde àquela esperada de corrente elétrica como um fenômeno emergente nos circuitos.286ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnsino de EletricidadeConceito de Corrente ElétricaConciliação de MetasRelevânciaRegistros de Representação SemióticaApreensão do conceito de corrente elétrica: estudo de caso com estudantes de eletrotécnicaTese