Fernandes, Roberto FabianoPereira, Bruna Freitas2020-07-072020-11-292020-07-072020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9045O processo de inserção da mulher no mercado de trabalho como um todo, está impregnado das questões histórico-culturais relacionadas às questões de gênero. Nas culturas em que a mulher sempre exerceu funções reprodutoras e domésticas. Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção da mulher no mercado de trabalho de TI sob a ótica das questões relativas ao gênero. A pesquisa foi realizada aplicando questionários online às mulheres da área de Gestão da Tecnologia da Informação atuando no Mercado de Trabalho que integram o grupo Das Minas – Rede Colaborativa de Mulheres da rede social Facebook e questionários físicos para 3 empregadores (ou líderes) da área de TI na cidade de São José dos Campos do estado de São Paulo. Identificamos que as posições de liderança não são ocupadas por mulheres; Os salários são diferentes para a mesma função; Efetivamente, poucas mulheres atuam na área, em comparação com o número de homens. Além disso, o descrédito ao trabalho feminino e a questão do assédio moral e sexual, foram apresentadas como como problemas enfrentados pelas mulheres entrevistadas. Entende-se que é preciso políticas de valorização da mulher no mercado de trabalho e sugere-se a criação do Conselho Federal de TI para que as mulheres possam reportar situações de preconceito em relação ao gênero no mercado de trabalho, bem como campanhas de valorização das ações realizadas por mulheres para incentivar a inserção destas no mercado e nas escolas de formação de profissionais de TI.17 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMulherInformáticaMercado de trabalhoTecnologia da informaçãoA inserção da mulher no mercado de trabalho de TIEstudo de Caso