Reis, Catiele dos ReisAlmeida, Mariane2023-01-232023-01-232022-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31758Desde o início, o TEA é gerador de curiosidade, o que levou a investigações e teorias acerca dele. O termo vem sendo discutido com mais frequência a cada dia a respeito da sua complexidade, significado, diagnóstico, sintomas e atitudes. Assim, este trabalho baseia-se em um método de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para uma ampla visão sobre o objeto de análise em questão, permitindo o seu aprofundamento epistemológico, oferecendo, dessa forma, subsídios para novas investigações a respeito da temática em pauta. Este estudo é um meio de organizar os dados, preservando do indivíduo em questão o seu caráter único. Ressalta como cada caso tem sua singularidade, tornando mais amplos os vieses de compreensão e tratamento. Em relação ao estudo de caso, trata-se de um paciente de 12 anos com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), em atendimento na Clínica Interdisciplinar Cliages, em Paripiranga – Ba. A psicoterapia conduzida no processo terapêutico foi respaldada na TCC (Terapia Cognitiva Comportamental). O trabalho tem como objetivo geral construir conhecimentos científicos a respeito do caso em questão, a partir da realidade vista e desenvolvida em prática, e como objetivos específicos descrever e registrar os acontecimentos, desenvolver teorias e hipóteses de acordo com pesquisa bibliográfica, para assim compreender os fenômenos existentes com base na exploração.61 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno do Espectro AutistaPsicoterapiaTerapia Cognitiva ComportamentalParticularidades, indivíduo e Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso com base na Terapia Cognitiva ComportamentalMonografia