Cardoso, Jorge Alexandre NogaredLaverde, Ana Paula2020-07-062020-11-292020-07-062020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10085Este artigo traz o resultado de uma pesquisa que investigou o ponto de vista da criança pequena em relação aos pais e educadores, durante o processo de inserimento em uma escola de Educação Infantil, buscando identificar sua capacidade de formar vínculos afetivos seguros e explorar o mundo a seu redor, apoiada nas relações familiares e no desenvolvimento global conforme sua idade. Para tanto, buscou suporte na Teoria do Apego de John Bowlby e no Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização, e com base nessas indicações observou as relações entre a tríade criança-pais-educadores que compõem este universo, analisou as respostas dos questionários dirigidos aos pais e educadores, juntando, dessa forma, os subsídios necessários para compor o panorama que revela o ponto de vista da criança. Por ser uma amostragem pequena, o resultado desta pesquisa é inconclusivo, porém indica de forma consistente que “os modelos internos desenvolvidos nas relações com as figuras de apego primárias tendem, de maneira geral, a ser estáveis e a se generalizar nas relações futuras.” (Bowlby (1989) apud Dalbem & Dell’Aglio, 2005, p. 20), de modo que a instituição de ensino deve se dispor a conhecer a família realizando com ela uma anamnese visando planejar o inserimento focado na necessidade concreta daquele criança, se possível prevendo dificuldades e antecipando soluções, minimizando possíveis traumas e potencializando conquistas que irão refletir positivamente no futuro da criança.19 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAdaptaçãoAcolhimentoInserimento escolarTeoria do apegoAcolhimento de crianças pequenas na educação infantil: desafios encontrados pelas crianças pequenas no período de inserimento na educação infantilArtigo Científico