Diniz, SilvanaSantos, Ana ClaraSiqueira, CleudianeSantos, JeanneGuedes, JoãoWidmer, JúliaFernando, Luís2022-07-082022-07-082022-06-23https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24454Entender os processos e como eles funcionam é importante para as empresas, pois facilita a compreensão de possíveis erros que não são percebidos sem que sua estrutura tenha um bom layout. O presente estudo tem como objetivo o mapeamento de processos e o levantamento de suas falhas. Foi feito um estudo de caso utilizando uma empresa do segmento de fabricação de faróis e lanternas, situada na cidade de Contagem -MG.A trajetória metodológica se iniciou com uma visita na empresa para estudo e mapeamento dos processos através do BPMN(Business Process Model and Notation),no qual foram levantadas algumas possíveis falhas e por meio das ferramentas de qualidade, foram propostas algumas soluções de melhoria para preveni-las. Com base nos resultados alcançados, foi possível concluir que mediante a padronização de trabalho a ser executado na empresa, e a utilização do documento SOP (Sistema de Operação Padrão)pode-se garantir maior eficácia do método aplicado, reduzindo os custos e aprimorando a imagem da empresa.21 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilProcessoRetrabalhoQualidadeCustoMelhoria na fabricação do led inoperante da luz de posição do farol da pick-up S10 GM: um estudo de caso na Marelli Sistemas Automotivos Indústria e Comércio LTDAEstudo de Caso