Simiano, Luciane PandiniTeodoro, Jordana Peppeler2020-08-242020-11-292020-08-242020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10032O presente artigo tem como objetivo conhecer como é desenvolvida a formação continuada de professores da Educação Infantil no município de Laguna/SC. Para tanto, apresentaram-se elementos de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso desenvolvido em duas instituições de Educação Infantil. Como sujeitos da pesquisa têm-se cinco professoras que atuam em instituições da referida rede pública. Por instrumento metodológico, tem-se um questionário composto de dezenove perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Para sustentar o estudo, apostou-se no diálogo entre autores tais como Nóvoa (1995), Kramer (2005) e Tardif (2012), entre outros, e as diretrizes legais da educação. Como resultados, observou-se que o município de Laguna está organizado para atender à Educação Infantil com setor específico na Secretária de Educação para a área, e tem como proposta de ingresso à carreira de professor a escolaridade ensino superior, embora ainda admita profissionais não licenciados trabalhando com crianças. Com relação à oferta de formação continuada às professoras, foi possível observar que são realizadas formações com as professoras, porém, no que se refere às temáticas, há uma ausência de temas relativos ao acervo cultural, literário e artístico, algo de fundamental importância para a área. Fato que leva a refletir sobre o quanto ainda é urgente e necessária a realização de pesquisas e estudos que criem visibilidades para a garantia do direito das professoras à formação continuada específica na Educação Infantil.20 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilEducação infantilProfessorasFormação continuadaFormação continuada das professoras de educação infantil do município de Laguna/SCArtigo Científico