Goulart, Mariléia MendesRocha, Silvia de Borba2020-08-152020-11-292020-08-152020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10024A indisciplina no ambiente escolar, apesar de não ser uma temática recente, vem se agravando de maneira que nem a escola e nem a família conseguem solucionar o problema. Figura entre as queixas dos profissionais da educação e pode apresentar-se como causa para défices de aprendizagem. Diante dessas preocupações partiu-se da situação problema: como os professores podem e devem trabalhar com a criança nos momentos de indisciplina? Buscou-se responder alguns objetivos, de forma geral, compreender como os professores lidam com a indisciplina das crianças no ambiente escolar e, especificamente, apresentar os fatores que possam contribuir para que uma criança se torne indisciplinada e, sobretudo, relatar as ações docentes diante de experiências de indisciplina por parte das crianças no ambiente escolar. Os resultados foram alcançados mediante uma pesquisa de abordagem dialética que, de acordo com seus objetivos, deu-se de maneira exploratória. A proposta planejada para a coleta de dados definiu a pesquisa como estudo de caso e a análise de dados como qualitativa. A população/amostra foi constituída por uma professora, a qual esteve regente de uma turma do segundo ano do ensino fundamental no ano de 2019, e que vivenciou experiências com uma criança agressiva/indisciplinada no contexto escolar. Partindo do conhecimento prévio, da larga experiência e grande preparo da referida professora, optou-se por estudar/pesquisar a experiência vivenciada.15 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDisciplinaIndisciplinaIndisciplina na escola: ações docentes frente a este desafioArtigo Científico