PERES, RicardoDIAS, Gabriel Tonzano, SCHU, Axel ZambiasiSCHU , Axel Zambiasi2024-01-162024-01-162023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40600Esse trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do motor hidrogênio como sucessor dos motores atuais para um futuro sustentável, desde o seu desenvolvimento até a fases mais avançadas do projeto, como testes de performance em aeronaves experimentais. Iremos abordar o nascimento e desenvolvimento do projeto “Zero Emission” da AIRBUS e CFM, como que as duas empresas estão empenhadas para fazer uma aeronave turbofan, turbo hélice e um novo tipo de aeronave como opção para o futuro sustentável, onde as organizações internacionais traçaram um futuro zero emissão até 2050. Em contra partida outros projetos já começaram a ganhar os céus como o ATR 72 e o Dornier 228 da Universal Hydrogen e há aproximadamente 35 anos atrás um Tupolev soviético levantou voo utilizando tecnologia a hidrogênio.This work aims to analyze the viability of the hydrogen engine as a successor to current engines for a sustainable future, from its development to the most advanced phases of the project, such as performance tests on experimental aircraft. We will address the birth and development of the “Zero Emission” project by AIRBUS and CFM, how two companies are committed to making a turbofan aircraft, turbo propeller and a new type of aircraft as an option for a sustainable future, where international organizations have projected a net-zero future by 2050. In contrast, other projects have already taken to the skies such as the ATR 72 and the Dornier 228 from Universal Hydrogen, and approximately 35 years ago a Soviet Tupolev has flew using hydrogen technology.28ptAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilhidrogênioZero Emissionfuturo sustentávelUniversal HydrogenAIRBUS ZEROeMotores a hidrogênioHydrogen jet enginesArtigo Científico