Reisewitz, LúciaVieira, Maiza2022-12-142022-12-142022-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28866Na monografia que se segue, será abordado a questão do acesso à literatura, cultura e educação através do pensamento do escritor Antônio Cândido em sua obra o Direito à Literatura. Principalmente alinhando e defendendo o direito à educação e cultura como direito fundamental, previsto em nossa Constituição Federal de 1988, assim como, nos mais diversos tratados de direitos humanos o qual o Brasil é signatário. Também será explanado como a má qualidade da educação afeta substancialmente a nossa sociedade, fazendo com que as classes sociais mais baixas, fique cada vez mais alienada e como é importante o acesso dos mais diversos tipos de cultura e educação para o desenvolvimento de uma população pensante, consciente do seu papel social e qual é o papel do Estado, através das políticas públicas, em melhorar e estabelecer ações para esse tipo de problema social. Além disso, será discutido pesquisas e comparativos do Brasil com demais países em termos da evolução da leitura, importância da alfabetização e o papel da escola e da família para impedir que crianças sejam vitimas de violência ou que sejam autoras de violência através de um clima educacional agregador, atualizado e receptivo.61ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDireitos HumanosLiteraturaPolíticas públicas para efetivação da literatura quanto direito fundamental a partir da obra de Antônio CândidoMonografia