Barros Neto, João PinheiroAraujo, Gisela Marques2017-07-312020-12-022017-07-312020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12018O objetivo deste trabalho é identificar e relacionar fatores determinantes relacionados ao aprendizado e desempenho escolar de crianças e jovens. Atributos econômicos já foram extensivamente estudados e identificados como de baixa relevância sobre o desempenho. O ambiente familiar e a comunidade em que a criança está inserida são os fatores de maior impacto no desempenho escolar, apesar de serem menos estudados devido a sua difícil identificação e pelo fato de não serem diretamente atingidos por políticas públicas. Há anos, a sociologia da educação vem demonstrando que fatores socioculturais são mais relevantes que os econômicos na educação. Características do ambiente familiar e comunidade são quantitativamente de maior impacto que os atributos econômicos e escolares. Para o bom desempenho escolar fatores de diferentes dimensões precisam ser analisados em uma relação de interdependência. Embora diversos fatores isolados sejam condições favoráveis à escolaridade, nenhum fator sozinho é determinante para o sucesso escolar.22 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSucesso escolarEducaçãoDesempenho escolarAmbiente familiarFatores determinantes para o sucesso escolarMonografia