Assunção Filho, Francisco MoacirSilva, Karina Gomes da2023-01-132023-01-132022-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31397O presente trabalho busca compreender com apoio da metodologia Análise Qualitativa Simples e um referencial teórico baseado na Teoria da Persuasão como o programa Ciências sem Fronteiras e seu fim acabou retrocedendo na busca pelas oportunidades de estudo e emprego fora do país entre estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior. O objetivo principal deste estudo é abordar a forma como a mídia noticiou a extinção desse programa para as pessoas em questões políticas, sociais e econômicas a partir de análises feitas em duas reportagens jornalísticas, uma publicada no Portal UOL em 2017 (Intercâmbio despenca com o fim do Ciências sem Fronteiras) feita por Luiz Fernando Toledo, Isabela Palhares e Filipe Strazzer e, outra publicada no portal Vermelho, 2017 (Sociedade critica suspensão do programa Ciências sem Fronteiras), por Laís Gouveia. Este estudo teve como objetivo mostrar a história do programa Ciências sem Fronteiras e como a mídia conseguiu persuadir os seus leitores e telespectadores, impactando-as de formas diferentes, dependendo das suas vivências, experiências e até mesmo de opiniões políticas.24 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilCiências sem FronteirasEstudantesIntercâmbioJornalismoTeorias da comunicaçãoA cobertura jornalística e a memória do Ciências sem Fronteiras: O fim do projeto e o retrocesso na educação tecnológica entre estudantes brasileiros.Journalistic coverage and the memory of Science without Borders: The end of the project and the regression in technological education among Brazilian students.Artigo Científico