Sousa, RamayanaBorges, Íris2021-12-162021-12-162021-08-25https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19569Esta dissertação pretende evidenciar e discutir as consequências da colonialidade do saber no ambiente acadêmico, tendo como objeto as críticas literárias para a obra da escritora Conceição Evaristo. Analisando o aporte teórico de trabalhos publicados em revistas científicas por intelectuais acadêmicos de diversas áreas, me debrucei em perceber qual era o foco de suas pesquisas, o que sorviam da literatura e no que se aproximam e no que se distanciam daquilo que os teóricos da branquitude apontam como elementos característicos de uma análise eurocêntrica. A partir disso, procurei problematizar como a lei 11.645/06 está sendo aplicada e que tipo de olhar está sendo debr101 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilBranquitudeLiteraturaColonialidade“Se prestar mais atenção, vai ver outra”: Os reflexos da branquitude epistêmica na crítica literária acerca da obra de Conceição EvaristoDissertação