Moratti, TathyanaMarsoli, Gesiane KessiliLinhares, Maria Nathalya GomesRamos, Mauricio MouraOliveira, Najla Sales Coimbra DeTorres, Sarah Penace2021-12-042021-12-042021-11-04https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18015O mercado tem evoluído rapidamente, fazendo com que os clientes exerçam uma pressão constante sobre os prestadores de serviços, de forma que estes lhe propiciem índices crescentes em conformidade à qualidade, para que esses serviços sejam amplamente confiáveis. Com a concorrência elevada na construção civil, o setor tem focado em produtos e serviços com diferenciais. Atualmente, uma medida estratégica de empresas que buscam se manterem competitivas no mercado local é a adesão a um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Fundamentado nesse contexto, este estudo tem por finalidade apresentar a contribuição e analisar a influência da implantação da norma ISO 9001 em empresas do ramo da construção civil na cidade de São Paulo. A metodologia empregada foi baseada em uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, na qual o meio adotado para captar as informações é o da escala Likert, via Google Forms, visando verificar os impactos e benefícios da sua aplicação nas empresas certificadas. A partir dos resultados da pesquisa, foi constatado que a implantação da ISO 9001 promove de fato, mudanças significativas nessas empresas em fatores como: captação de novos clientes, aumento no volume de vendas, elevação no nível de satisfação do cliente pelo serviço prestado e crescimento nas solicitações de serviços. Ademais, foram analisados os fatores em conjunto que agregam valor ao produto em relação à satisfação do cliente e se eles proporcionam a promoção da competitividade e da rentabilidade na organização.54ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilISO 9001Sistema de QualidadeConstrução CivilComo a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercadoMonografia