Schafaschek, RosiclerRitta, Elisandra2019-01-092020-11-292019-01-092020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10064Este artigo apresenta algumas reflexões no processo de alfabetização de crianças do primeiro e segundo anos do ensino fundamental que apresentam dificuldades na alfabetização. Procurou-se entender o processo de desenvolvimento da escrita em que a criança se encontra através de uma pesquisa qualitativa com a intenção de revelar uma situação real em dados descritivos, acompanhando o processo de ensino e aprendizagem de cinco crianças de uma instituição pública no município de São José, SC. A partir dos momentos vivenciados pode-se dizer que há necessidade do/a professor/a conhecer as possíveis etapas pelas quais passa uma criança em processo de alfabetização e, assim, poder qualificar seu ensino oferecendo as crianças com dificuldades a mediação necessária.16sem idiomaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDificuldade de aprendizagemProcesso de alfabetizaçãoEnsinar e aprenderCrianças com dificuldades na alfabetização: vivências no PLEArtigo Científico