Fonseca, JeisonAdão, AntonioMacedo, LucasSousa, MayaraSantos, Vinícius2021-11-272021-11-272021-11-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17728A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento, isso significa que o funcionamento cognitivo não corresponde à média esperada para sua idade, as maiores dificuldades de seus portadores envolvem o raciocínio lógico e comunicação, tornando o aprendizado escolar desafiador. Tendo em vista melhorar o desempenho escolar foi desenvolvido uma mesa interativa para deficientes intelectual, com ênfase na Síndrome de Down, trabalhando com crianças entre 3 a 6 anos de idade, facilitando assim o aprendizado do público alvo e trazendo inovações tecnológicas nas atividades propostas para melhora cognitiva e motora da criança, como também essas atividades trazem experiências sensoriais a elas. A mesa terá o auxílio de um aplicativo, cujo terá diversas atividades para o desenvolvimento intelectual, com atividades de exercitam a memória e outras podem agregar conhecimento, para o desenvolvimento destas foram entrevistadas duas profissionais da área para relatar as maiores dificuldades relacionadas à síndrome. A estrutura da mesa foi desenvolvida inteiramente pelo grupo, desde o projeto com auxílio do software AutoCAD, montagem e finalização com pintura, já a parte eletrônica foi desenvolvida no Tinkercad, além de tabelas para auxiliar a montagem. O resultado desse projeto foi dentro do esperado, pois foram atingidos a maioria dos principais objetivos propostos, porém ainda há melhorias que podem ser realizadas para uma possível comercialização. É evidente que o projeto traz soluções envolvendo tecnologia e atividades pedagógicas que podem trazer mais qualidade de vida e aprendizado para as crianças portadoras de síndrome de down de 3 a 6 anos.138 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDeficiência intelectualCriançasMesaSíndrome de downAplicativoMesa educacional para crianças com deficiência intelectual: com ênfase na síndrome de downMonografia