Lopez, Oscar CiroSilva, Leonardo Duarte daBarbosa Filho, Jorge Maurício2017-12-012020-11-272017-12-012020-11-272017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4739A indústria de shopping centers vem crescendo mesmo com o surgimento da crise que vem afetando a economia brasileira dos últimos anos. Como este ramo econômico está diretamente relacionado ao mercado varejista, diante da queda no consumo provocada pela falta de emprego, baixa nos salários e aumento da inadimplência, o setor tem sofrido desaceleração, porém ainda com um crescimento previsto de 5% para 2017, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE). Assim, para realizar um investimento seguro, se torna cada vez mais necessário saber como funcionam os parâmetros para a implementação de uma loja em Shopping Centers. Apesar destas lojas, do tipo satélite, serem de menor porte, a quantidade de engenharia que envolve a sua construção é tão complexa quanto de lojas de maior porte. Cabe ressaltar que, o importante, neste momento, além de planejar e investir em bons negócios é, acima de tudo, saber como o negócio será posto em execução. Diversas etapas precisam ser atendidas antes que uma franquia possa ser inaugurada em um Shopping Center e é cada vez maior o número de pessoas que tentam abrir pela primeira vez uma franquia nestas condições. A falta de informação é o principal vilão para quem deseja empreender no ramo. Este estudo tem como foco demonstrar quais são as fases para realização de uma franquia e os processos de engenharia que as envolvem.73 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFranquiaShopping centerImplementaçãoExecução de franquia em shopping center da Grande Florianópolis: estudo de casoMonografia