Tavares, AlexandreViana, GiovannaGomes, FranciscoMachado, BiancaMota, Yan2022-06-212022-06-212022-06-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22687A fusão é utilizada na gestão de empresas como estratégia para maximizar os investimentos, aumentando o valor do negócio para conseguir alcançar objetivos que isoladamente não conseguiram conquistar. Dessa forma, as fusões podem ser entendidas como sendo modernas ferramentas de gestão, desenvolvidas no âmbito estratégico das empresas, cuja finalidade precípua é a expansão econômica dos negócios. A partir dos anos 90, inicia-se uma tendência de fusão para as empresas conseguirem se mantiver no mercado. Somando forças para se sobressair em um meio com ao alto nível de competitividade. O objetivo do presente trabalho é analisar os dados da transação e utilizando o balanço da empresa adquirente como ferramenta, bem como verificar os principais pontos estratégicos do movimento de fusão e aquisição e identificar as mudanças no posicionamento de mercado da empresa compradora. Com o intuito de compreender este processo de aquisição e fusão no referencial teórico serão evidenciados os conceitos dos termos, a classificação, as etapas do processo de F&A, que justifica a relevância deste estudo. Utilizou-se de revisão bibliográfica acerca dos conceitos, aplicações e gerenciamento de fusões e aquisições, mostrando de maneira teórica como se dá o processo de F&A, em quais etapas está divido, e de acordo com os principais autores sobre o assunto, que tipos de impactos podem ser verificados na empresa adquirida após o processo de F&A.18 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFusãoAquisiçãoEstratégiaTransformação OrganizacionalAnálise dos impactos do processo de fusão e aquisição em uma empresa do mercado financeiroEstudo de Caso