Filho, Mauro FaccioniMesquita, Noemia Souza2018-04-192020-11-262018-04-192020-11-262018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3989O presente artigo aborda o conceito de laboratórios virtuais para práticas e simulação de atividades, onde a aprendizagem é mediada por meio de tecnologias em um ambiente controlado para o desenvolvimento de práticas experimentais que auxiliam o meio pedagógico a transmitir conhecimentos variados. Neste contexto será explorado o tema da realidade virtual, onde há simulação de um ambiente educacional, empresarial e profissional para a imersão do usuário. Um laboratório de aprendizagem tem como objetivo principal complementar a construção do conhecimento do estudante, por meio do reconhecimento explícito dos processos envolvidos na atividade de ensino. O artigo visa ainda situar como uma prática laboratorial de experimentação pode ser simulada/construída por meio de tecnologias atuais para auxiliar alunos/usuários a testarem seus conhecimentos e auxiliarem os processos de ensino-aprendizagem.16 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilAmbientes virtuaisPráticas laboratoriais e atividadesAprendizagemEducação a distânciaSimulação de atividades práticas por meio de laboratórios virtuaisArtigo Científico