CARVALHAR RODRIGUES, JÚNIAIARA RODRIGUES DE OLIVEIRA, ÁGATHADE CERQUEIRA MARTINS, AMANDAMARTINS DOS SANTOS DAMACENO, GRACIELLEAUGUSTO MENDES, GUSTAVOCOSTA XAVIER SILVA, MARIAFRANCIELLE PEDROSA DE CASTRO, MARYNA2022-02-052022-02-052021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21160Em meio a alta oferta de empresas e seus produtos e serviços, chamar a atenção do consumidor e se diferenciar dentre a multidão é essencial para o sucesso de um negócio. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma consultoria para um cliente real no qual foi escolhida a empresa Falcão Barbearia. Por meio de diversas pesquisas, diagnosticou-se a necessidade de fortalecer a marca à luz de estratégias da comunicação mercadológica e institucional, temas deste trabalho. Com o objetivo geral de desenvolver o posicionamento da marca de modo contínuo e eficaz, por meio de estratégias de comunicação mercadológica e institucional, até dezembro de 2022, percorremos todo o planejamento e, ao final, entregamos o plano de ação para o cliente, que já está sendo amplamente realizado. Observamos que a experiência proporcionou mudanças significativas na comunicação da empresa, no posicionamento com seu público e na criação de estratégias para prospecção e engajamento de clientes, levando a modernização dos serviços com qualidade.108ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilcomunicação institucionalmercadológicavalor agregadomarketing digitalposicionamento mercadológicoConsultoria em comunicação institucional e mercadológicaArtigo Científico