Da Graça, Rômulo LuizNunes, Bruna FigueredoMartins, Filipe2020-12-102021-08-042020-12-102021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17040O presente trabalho levantou dados, através de um questionário, sobre as condições das escolas e dos Professores de Educação Física na questão Primeiro Socorros (PS). Os Primeiros Socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente. Como se sabe, a prática de exercício físico expõe o indivíduo a algumas situações de risco. Os princípios básicos do PS são: reconhecer situações que ponha a vida em risco; aplicar respiração e circulação artificiais quando necessárias; controlar sangramentos; tratar de outras condições que ponham a vida em risco; minimizar o risco de outras lesões e complicações; evitar infecções; deixar a vítima mais confortável possível; providenciar assistência médica e transporte. O ideal é que o professor se prepare e tenha suporte para obter e aplicar conhecimentos sobre PS e não busque atuar pelo método da tentativa do erro, ou seja, aprender quando for solicitado pela situação emergencial. A pesquisa realizada procurou identificar e verificar, através de questionário, se os Professores de Educação Física ou acadêmicos em formação, que já desempenhem a função, estão aptos para submeter intervenções no quesito Primeiro Socorros, sobre uma eventualidade durante o período letivo, dentro das escolas. O estudo foi aplicado em Professores de Educação Física graduados, ou em formação, de escolas do Litoral Sul de Santa Catarina.14 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPrimeiros SocorrosEducação FísicaEscolaCondições de Primeiros Socorros em Escolas do Litoral Sul de Santa CatarinaArtigo Científico