Simiano, Luciane PandiniVitoreti, Jéssica Beluco2020-07-302020-11-292020-07-302020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10010O presente trabalho tem por foco investigar o processo de documentação pedagógica como estratégia de formação inicial de estudantes matriculados na UA de Estágio Orientado Supervisionado em Educação Infantil I no curso de Pedagogia da Unisul/Campus Tubarão. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental como forma de articular o empírico ao teórico. A análise dos dados se sustenta nas proposições teóricas da pedagogia italiana. Ressaltamos o processo de documentação pedagógica como uma prática inovadora na Educação Infantil, que oferece suporte para exercer a docência com crianças pequenas, podendo, assim, contribuir de maneira significativa na formação inicial de professores nesta modalidade. Destacamos a importância de aprofundar estudos acerca do tema, tendo em vista a pouca produção teórica sobre o tema no Brasil.26 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFormação inicialDocumentação pedagógicaEducação infantilUm olhar para as documentações pedagógicas a partir das experiências do estágio supervisionado em educação infantil no curso de pedagogiaArtigo Científico