Martins, Jane Maria DinizCavalcante, Beatriz dos Santos2022-06-292022-06-292022-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23465O presente artigo envolve a estruturação do processo de compras em uma empresa produtora de bens de capital do setor eletromecânico. Sabe-se que o processo de compras deve estar alinhado ao planejamento definido pela organização, que, por sua vez, deve ser elaborado em conformidade com a produtividade e a sua estrutura administrativa. Busca-se saber, se, considerando a realidade de uma empresa XY, produtora de bens de capital do setor eletromecânico para o setor de mineração, é mais viável, em de nível de custo, produzir as peças internamente ou adquirir de um fornecedor externo. O objetivo foi mostrar, através de um estudo de caso, se é mais viável produzir as peças internamente ou adquirir de um fornecedor externo. Por meio da revisão bibliográfica e do estudo de caso foram estudados os custos fixos, variáveis para comprar ou fabricar as peças na empresa XY e a contextualização do processo de compras e suas interfaces internas; considerando o processo de aquisição de recursos materiais com ênfase para as peças produzidas pela empresa objeto de estudo. Conclui-se que, em relação ao estudo de caso proposto, a gestão de compras se mostra dependente de estratégias adotadas que oscilam de acordo com a estrutura e política da empresa, que é a de verticalização. Entretanto, analisando os custos de produção interna e o custo externo da aquisição das peças mecânicas, para alguns deles, é mais viável a horizontalização.26 f.ptAdministraçãoComprasVerticalizaçãoHorizontalizaçãoDefinindo a melhor estratégia para gestão de compras: um estudo de caso.Artigo Científico