BASTOS, Marcos deLIMA, Amanda MoreiraDARWICH, Laiz MendonçaBATISTA, Lívia BotinhaSILVA, Paolla Tomás Vitorino Silva e2022-02-152022-02-152021-12-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21205As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecem critérios necessários à formação médica, para proporcionar novas habilidades às transformações socioeconômicas, políticas e culturais ao egresso de medicina. O objetivo é avaliar a percepção do egresso de medicina sobre o processo de aprendizagem e sua competência para exercer a profissão, em relação às DCN. Trata-se de estudo transversal com egressos voluntários formados entre 2018/2-2021/1, em questionário auto-aplicado eletronicamente. Em relação à exercer medicina na Atenção Básica à Saúde os egressos submetidos às DCN 2014 concordam totalmente (43/68, 35,5%) comparados com (31/53, 25,6%) daqueles submetidos às de 2001 (teste x² valor p 0,006). Para habilidade de desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde classificadas como muito boas, os respectivos valores são (34/68, 50%) e (16/53, 30,2%) (teste x² valor p 0,04). Para tomada de decisões avaliadas como muito bom (30/68, 44%) e (14/53, 26%), respectivamente (teste x² valor p 0,012). Sobre a questão se recomendam o curso para outros (52/68, 76,5%) e (49/53, 92,4%) respectivamente 2014 e 2001 afirmaram positivamente (teste x² valor p 0,02). Houve aumento da percepção em relação a sentir-se preparado para atuar na Atenção Básica, desenvolver ações da saúde e tomar decisões entre egressos submetidos às DCN de 2014 em comparação às DCN de 2001. Inversamente, houve redução da recomendação do curso entre os egressos submetidos às DCN de 2014 e 2001.57ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasileducação de graduação em medicinamedicinacompetência profissionalA percepção do egresso de medicina no processo de aprendizagem e capacidade de atuação ao fim da graduação em uma faculdade particular da região metropolitana de Belo Horizonte considerando as Diretrizes Curriculares de 2001 e 2014: estudo comparativoMonografia